top of page

Colorir os cabelos sem errar!


Entrevista para o site Vila Mulher

Graças às novas colorações, a mulherada troca a cor dos cabelos sem grandes prejuízos aos fios. Quem consegue acertar o tom das madeixas e não quer fazer mudanças radicais, opta porcolorir os cabelos em casa.

As marcas já vêm com o kit completo, inclusive com produtos para manter o brilho e a cor. Mesmo com todo aparato, na maioria das vezes você tem melhores resultados com um profissional especialista em coloração. O Vila Batom conversou com a cabeleireira Ariane Ianicelli para você saber o que fazer na hora de tingir as suas madeixas.

Quais colorações você indica para usar em casa?

Ariane Ianicelli: Nutrisse (Garnier), Imédia (L’Oreal) e Koleston (Wella), lembrando que as colorações são medidas nas suas proporções de acordo com o valor de cada uma, ou seja, as colorações de menor custo possuem pigmentos e substâncias de menos qualidade, as colorações mais caras têm pigmentos importados, extratos mais potentes e fragrâncias bem sugestivas.

Até que ponto as tinturas ‘não profissionais’ estragam a estrutura dos fios?

Ariane Ianicelli: A coloração não estraga os fios, o que ocorre é que ela penetra nas camadas internas dos fios causando uma perda dos nutrientes do cabelo e sais minerais. Dependendo de cada caso, o cabelo pode ficar ressecado, o que é corrigido com tratamentos.

O cabelo deve ser lavado antes de tingir?

Ariane Ianicelli: Não, todos os cabelos devem ser tingidos sem estarem úmidos ou lavados.

Se eu passar do tempo do que o fabricante pedir, o que deve ser feito?

Ariane Ianicelli: Não há problemas em relação á isso, os pigmentos possuem um tempo de ação que varia entre 30 e 45 minutos depois disso a coloração perde seu efeito, mas claro ele oxida na cabeça. Lembrando que a tintura permanente pode irritar o couro cabeludo e causar queda de fios.

Se manchar a testa e as orelhas, o que fazer?

Ariane Ianicelli: Atualmente, em lojas especializadas e perfumarias, existem produtos que retiram as manchas da pele sem causar irritações, mas o correto é antes da aplicação passar um creme hidratante em todo o contorno do rosto desde a testa, passando pela região temporal, indo atrás das orelhas e percorrendo toda a extensão da nuca.

Tinta nos olhos?

Ariane Ianicelli: Deve-se lavar abundantemente e seguir as instruções da bula do fabricante.

Existem tonalidades que duram menos que outras?

Ariane Ianicelli: Sim, especificamente os vermelhos tendem a desbotar antes do tempo, porque suas moléculas de pigmentos são grandes e não conseguem penetrar inteiramente nos fios, então uma boa parte destes pigmentos fica para fora das cutículas sendo arrastadas junto com as lavagens, toalhas, etc.

Quando o cabelo ficou muito claro, o que deve ser feito?

Ariane Ianicelli: Se a cor escolhida foi errada, devem-se escurecer os fios aplicando uma coloração mais escura dando efeito de tom sobre tom, apenas com peróxido de hidrogênio.

O efeito ficou alaranjado e esverdeado, qual é a recomendação?

Ariane Ianicelli: Para os cabelos alaranjados, o ideal é aplicar uma coloração que possua pigmento violeta, para os cabelos esverdeados devem-se aplicar uma coloração com pigmentos vermelhos.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page